Itaú: dados para configuração de boleto
Para configurar os dados do seu boleto bancário Itaú no sistema, é simples! Para isso, basta verificar com o banco as condições para emissão de boleto.
Será necessário ter acesso a alguns dados fornecidos pelo banco ou instituição financeira para configurar esta forma de pagamento.
Preparamos este tutorial completo de Como configurar os dados do boleto Itaú. Onde você vai conferir:
- Como cadastrar uma nova forma de pagamento
- Como preencher os dados do boleto corretamente
- A explicação de cada campo obrigatório
Veja a seguir:
1. No 'Menu Principal', localizado ao lado esquerdo do sistema, selecione o campo 'Financeiro';
2. Em seguida, vá em 'Opções Auxiliares', seguido de 'Formas de Pagamento';
3. Na tela ‘Listar formas de pagamento’, na parte superior esquerda, clique no botão ‘Adicionar’ para criar um nova forma de pagamento;
Caso você já tenha cadastrada a forma de pagamento Boleto Itaú, basta atualizar as informações.
Vá na coluna 'Ações' da forma de pagamento em questão e clique no botão laranja 'Editar'.
4. Na tela ‘Adicionar forma de pagamento’:
- Em ‘Nome’ sugerimos que insira “Boleto Itaú”;
- Escolha a ‘Conta bancária’ que os lançamentos financeiros serão vinculados.
- Informe se a forma de pagamento estará ‘Disponível em’ contas a pagar, contas a receber ou em ambos;
- Recomendamos que no campo ‘Confirmação automática’ selecione a opção “Nunca confirmar automático”’;
- Informe o ‘Número máximo de parcelas’;
- Habilite se essa forma de pagamento estará ‘Disponível no PDV’ balcão;
- Selecione a ‘modalidade’: ''Boleto Bancário'’.
- No campo ‘Gerar Boleto’ selecione “SIM”, para habilitar o campo ‘Instituição Financeira’.
- E em ‘Instituição financeira’ selecione ‘‘Itaú’’.
OBSERVAÇÃO: Todos os dados cadastrais e fiscais apresentados neste tutorial, são de carácter fictício.
5. Mantenha a caixinha “Este boleto é com registro” marcada para registrar o boleto.
6. A seguir o sistema irá solicitar alguns dados para a emissão do boleto.
Entre em contato com o seu gerente bancário ou instituição financeira para o correto preenchimento das seguintes informações:
- CNAB: Neste campo, você deve informar o padrão FEBRABAN CNAB 400 OU CNAB 240, para enviar (remessa) e receber (retorno).
Obs.: O código ‘CNAB 240’ habilita o campo “Versão do layout”. - CARTEIRA: Código adotado para identificar as características dos títulos dentro das modalidades de cobrança existentes no banco.
- AGÊNCIA/DV: Código da agência de vinculação do beneficiário.
- CONTA/DV: Código da conta de vinculação do beneficiário.
- ÚLTIMO BOLETO: Insira neste campo o número do último boleto que você emitiu, nosso sistema irá gerar uma sequência a partir desse número.
- JUROS DE MULTA(%): Multa de valor único cobrado; deve ser aplicada sobre o valor da parcela, uma única vez.
- JUROS DE MORA(%): Multa em juros ao dia cobrado pelo atraso no pagamento da parcela.
- DIAS JUROS: Este campo indica o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança de juros.
- ACEITE: Indica se o Pagador (quem recebe o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele assinou o documento de cobrança que originou o boleto.
Obs.: O padrão é usar ‘Não aceite’ neste campo, pois nesse caso não é necessário a autorização do Pagador para protestar o título. - ESPÉCIE DOC: Este campo indica o tipo de documento, conforme FEBRABAN. Sugerimos utilizar a opção “Duplicata Mercantil”;
- PROTESTAR: Este campo indica se o boleto será protestado automaticamente.
Obs.: Caso insira ‘SIM’ será habilitado o campo “Dias protesto”. - DIAS PROTESTO: Este campo indica o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança via protesto.
Obs.: Este campo só é habilitado ao selecionar “Protestar Automaticamente” no campo ‘Protestar’;
- VERSÃO DO LAYOUT: Número da versão do layout do arquivo;
Obs: Este campo é habilitado ao inserir o ‘CNAB 240’.
7. Após preencher todos os campos, verifique as informações inseridas.
O sistema ainda permite inserir ‘Mensagens de instruções’, ‘Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativos’.
Por fim, clique em ‘Cadastrar’.
8. Ao finalizar o cadastro o sistema exibirá uma mensagem de confirmação, na parte superior da tela:
Pronto!
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